A importância da Educação Infantil no desenvolvimento sociocognitivo e emocional da criança

 

Ao analisarmos o processo de desenvolvimento da criança, nos deparamos com muitas fases e situações de extrema relevância. A Educação Infantil desempenha um papel importante, abrindo leque de indagações e questionamentos que vão possibilitar o conhecimento prévio da necessidade da criança com idade inferior a seis anos de frequentar a escola.

É na escola infantil que a criança desenvolve suas capacidades de brincar umas com as outras, ampliando seu conhecimento de mundo. Na Educação Infantil é possível trabalhar o brincar de formas diversificadas, tornando possível o desenvolvimento integral da criança.

O aluno da Educação Infantil quando vai para a escola, tem um interesse natural de encontrar amigos, um animador, um bom professor, alguém que vai realmente se preocupar com ela, fazendo-a pensar, construir, agir, descobrir e também socializar-se.

Aqui no IEMP, esse processo se dá de forma descontraída, porém, sem deixar a reflexão acerca da interpretação da realidade da criança. Além disso, o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas se efetivam nas relações sociais que as crianças estabelecem com os professores e com as outras crianças, afetando também na construção da identidade.

É na Educação Infantil que a criança começa a descobrir suas potencialidades, trazendo para o ambiente social suas descobertas. Elas vão problematizando os fatos sem abandonar a curiosidade e a criatividade.

Nós, do IEMP, estamos preocupados não só com o currículo acadêmico infantil, mas buscamos promover as relações intra e interpessoal nesse segmento, não só focalizando o saber e o saber fazer, mas enfatizando sempre o saber ser e o saber relacionar-se. É na primeira infância que os pequenos iniciam seus relacionamentos.

Através de um currículo mais humano, procuramos desenvolver nas nossas crianças a capacidade de se conhecerem, criando condições que induzam sua vivência, através de uma proposta empreendedora e transformadora.

Sumaia Pinheiro
Coordenadora Pedagógica
Educação Infantil