O que é a Primeira Infância?

Todos precisam saber da importância e dos impactos na primeira infância, que inicia desde o nascimento até os seis anos de idade. É uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano.

Do ponto de vista histórico, a Educação infantil tinha a concepção de assistencialismo*. Hoje com diversos estudos sobre o desenvolvimento nessa idade é importante superar essa visão, pois educar e cuidar estão ligados, por isso os primeiros anos de vida são fundamentais na formação da base da personalidade e conhecimento de uma criança.

Quando se recebe estímulo, carinho e atenção as crianças tendem a se desenvolver melhor em meio a sociedade e a Educação Infantil assume a responsabilidade de estimular as relações sociais.

A coordenadora pedagógica do Ensino Infantil do IEMP, Pollyana Gomes, fala sobre a importância da primeira infância em suas redes sociais (saiba mais em https://www.instagram.com/p/CE5VDieBwpT/ ).

*assistencialismo: Definição Aurélio: doutrina, sistema ou prática (individual, grupal, estatal, social) que preconiza e/ou organiza e presta assistência a membros carentes ou necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional, em detrimento de uma política que os tire da condição de carentes e necessitados.
Trata-se de uma prática que estimula a subserviência e a troca de favores.