Essa indagação tem sido constante nos debates nas diferentes esferas, porém, vamos nos limitar ao contexto educacional, considerando a internet como ferramenta amplamente utilizada para viabilizar o acesso à informação e produção de conhecimento.
Neste texto, queremos demonstrar como a internet pode influenciar nos estudos mesmo sendo considerada um fator de distração e, portanto, prejudicial ao aproveitamento escolar. Por outro lado, destacar que a internet, essa rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos, facilitou o acesso a diversas informações e mudou radicalmente a forma de estudar e viver.
Segundo pesquisas da Global Digital Overview 2020, a interação dos jovens com a rede de internet é intensa, os brasileiros ficam cerca de 3 horas e 31 minutos diários conectados às mais diversas mídias, ocupando o 3º lugar no ranking mundial dos países mais passam tempo conectados à internet. Isso significa mais tempo envolvido em entretenimento, consumindo vídeos, compartilhando imagens e opiniões, interagindo através de jogos on-line entre outros. A internet mudou também a forma como os jovens se comunicam, impactando diretamente nas relações interpessoais. Esse tempo despendido à internet, tem causado problemas na saúde física e mental dos usuários. De acordo com o Telegrafh, revista ucraniana especializada em mídia social, as crianças que passam mais tempo na frente do computador, jogando ou assistindo TV, têm mais probabilidade de desenvolver problemas de estresse emocional, ansiedade e depressão”, como também, afetar a visão. Outra consequência do uso exagerado está relacionada com o processo escolar, como a rotina de estudo e a perda de foco durante as aulas.
Por outro lado, com o pretexto da pandemia, percebemos como a internet tem sido uma ferramenta de apoio, facilitando a interação entre professores e estudantes, possibilitando a realização de aulas mais interativas e atrativas que dialogam com o perfil dinâmico dos jovens. Ainda neste contexto, cabe salientar que os estudantes têm tido mais contato com as diversas ferramentas tecnológicas e, inclusive, atuando como protagonistas no processo de aprendizagem, aprimorando habilidades importantes requeridas no mercado de trabalho. Se não fosse pela internet, seria impossível transpor a barreira do isolamento causada pelo surgimento do novo Coronavírus (Covid-19) e manter a rotina escolar.
Neste impasse, onde a internet ora é considerada vilã, ora é considerada aliada, profissionais da área da saúde e educadores unem-se para propagar um discurso de moderação ao uso dessa ferramenta que, com a utilização exagerada, pode prejudicar a saúde emocional dos usuários e modificar as relações interpessoais. Por outro lado, a internet tornou-se necessária, possibilitando cumprir tarefas sem sair de casa, conectar pessoas, interagir com o mundo externo e tornar a vida mais dinâmica. Portanto, a sugestão é orientar e controlar a criança e o jovem no momento de utilizar o seu tempo com as redes sociais, lembrando que os pais são considerados exemplos de vida. O uso indiscriminado da internet pode gerar um prejuízo emocional e físico muito grande, assim, investir tempo com a família continua sendo a melhor escolha.
Carla Luciane de Souza Pereira
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais