Uma dúvida muito frequente sobre o ensino da escrita é se devemos ou não ensinar uma maneira correta de segurar o lápis, ou como fazer isso.
Existe sim uma maneira ideal de segurar o lápis. Ela se chama preensão tripóide, quando utilizamos três dedos para pegar o objeto: polegar, indicador e o dedo médio.
Pode parecer um tema irrelevante para o processo da aprendizagem, mas é um assunto muito importante a ser discutido. Algumas crianças, quando iniciam o processo da escrita, não conseguem compreender a forma correta de pegar o lápis. Ao longo dos anos essa condição pode trazer alguns incômodos para o estudante, como uma letra ilegível ou até mesmo dores nas mãos, ocasionando falta de vontade na criança para executar a escrita. Por isso é tão importante observar desde cedo como a criança interage com o objeto de registro.
Uma pergunta frequente que sempre escuta é: É um erro pegar na mão da criança para ajudá-la a escrever? Sim, quando o pai ou o professor segura na mão da criança, ela não tem a oportunidade de perceber a forma correta de segurar o lápis. Sugiro que o adulto mostre como fazer e aos poucos, faça as intervenções. Nessa fase, proporcionar vivencias concretas que lhes permitem ter um bom desenvolvimento motor fino contribui para que esse processo evolua da forma correta e mais rápidas.
A maneira que se dá essa preensão pode dizer muita coisa sobre como está a coordenação do filho/estudante. A coordenação motora fina exerce influência na hora em que a criança segura o lápis e decide rabiscar ou a escrever as primeiras palavras. É preciso compreender que o fato de segurar um lápis corretamente pode ser o maior desafio para a criança naquele momento.
A dica é estar sempre disposto a ajudar, de forma tranquila e sempre com docilidade.
DICAS PRÁTICAS:
• Deixar o lápis em uma posição estável entre o polegar, o indicador e o dedo médio;
• Treinar a coordenação motora fina antes de segurar o lápis;
• Pegar o objeto pela ponta;
• Pulso dobrado suavemente para trás e o antebraço em posição de descanso.
Vamos compreender melhor essas fases?
Preensão cilíndrica ou Preensão Palmar (1 e 2 anos)
A criança usa toda a mão para pegar o lápis. O movimento procede de segmentos proximais, ou seja, move o ombro e o braço para mover a mão. Esse movimento é conhecido como pega estática.
Preensão Digital Pronada (2 e 3 anos)
Os dedos seguram a ferramenta. O ombro começa a ser mais estável e os movimentos procedem de segmentos mais distais (cotovelo e antebraço).
Pinça Quadrípode (3 e 4 anos)
Os quatro dedos participam na preensão do lápis. Agora o movimento procede do pulso e da mão. E há maior estabilidade de ombro e cotovelo. Inicialmente, é uma pega estática, ainda que possa evoluir e se tornar dinâmica.
Pinça Trípode (4 e 6 ano)
Aparece entre os 4 anos e se desenvolve e perfecciona até os 7 anos. Nela participam os dedos, médio, polegar e o indicador. Inicialmente os três dedos funcionam de maneira unitária para, posteriormente, amadurecer até a pinça trípode dinâmica.
Como estimular a pega do lápis?
Através de uma série de brincadeiras com materiais que impulsionem o movimento de pinça.
Alguns exemplos:
1. Brincadeiras com pregadores de roupas que trabalhe o movimento de abrir e fechar;
2. Brincar de massinha de modelar;
3. Abotoar e desabotoar botões de roupas;
4. Abrir e fechar zíper;
5. Recortar.
Brincadeiras que ajudam a criança com a ‘pega’ do lápis:
1. Usar uma pinça para pegar brinquedos e colocá-los dentro de um recipiente.
2. Tirar e colocar botões nas roupas.
3. Apertar, empurrar e cutucar massinha de modelar ou argila.
4. Rasgar papel colorido para atividades de colagem.
5. Brincar de LEGO.
6. Usar spray com água para acertar um alvo.
7. Brincar de dedoches – (fantoches de dedos) – é outra ótima maneira de incentivar o uso do dedo indicador isoladamente.
Se liga!
Pegar corretamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia. Se o lápis não está devidamente posicionado, a mão terá que se esforçar para realizar o movimento e, com isso, a letra poderá ficar ilegível e a preensão no papel será muito forte, provocando dores no punho e nos dedos.
Vamos aproveitar o momento com as crianças em casa e treinar a “pega” do lápis?
Clique aqui e confira: Fotos e vídeos com diferentes formas de pegar o lápis
Escrito por Ana Carolina Rezende
Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental anos iniciais