Acolhimento Infantil na adaptação escolar

Os pais desempenham um papel fundamental na adaptação escolar dos filhos, principalmente aqueles vão pela primeira vez à escola. Eles podem ajudar na transição para a escola, fornecendo amor, apoio e compreensão. Para as crianças é um momento de grandes desafios pela frente: o ingresso em um novo ambiente, a separação dos pais e o conhecimento sobre o outro.

A adaptação na escola depende de um trabalho conjunto entre família e escola. É muito comum a criança estranhar, chorar e até mesmo se recusar a entrar na escola. Como a família pode colaborar com a adaptação?

Seguem algumas orientações para esse período:

  • Uma dica é conversar bastante com as crianças. Temos que confiar nas crianças e mesmo que sejam muito pequenas, e não tenha domínio da linguagem, conseguem compreender e entender o que acontecerá. As crianças precisam ser preparadas.
  • Envolva a criança na preparação das coisas para a escola.
  • Acredite na sua escolha! Confie na escola e nos profissionais que atenderá seu filho. Adultos inseguros passam essa insegurança para a criança, assim pode entender que existe alguma coisa de errado.
  • Ao chegarem no IEMP, os pais devem estar de mãos dadas, pois o colo é mais difícil a separação;
  • Fale sempre a verdade. Não minta ou saia de fininho.
  • Se necessário faça uma readaptação da rotina. Às vezes seu filho tem o costume de dormir no horário da escola, assim mude a soneca para outro horário.
  • Mantenha o equilíbrio entre a firmeza e a gentileza. Mudança traz frustrações, angústias, medo e insegurança. Quando o choro aparecer, o que é normal, valide os sentimentos. Explique que compreende o medo e reforce sobre a importância da escola e de como divertido será as brincadeiras e os novos amigos.
  • Explique sobre a nova rotina: as atividades, os novos amigos, horários de entrada e saída. Não esqueça de reforçar que as professoras e os colegas estarão todos os dias para recebê-lo.
  • Despeça rápido sem enrolação. As crianças devem ser incentivadas a entrar andando na escola e carregando a própria mochila.

Não compare seu filho com outras crianças.

O mais importante é acalmar o coração e viver esse momento com leveza e tranquilidade.

Bom ano, letivo!

Atenciosamente,

Pollyana Fernandes
Pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga. Educadora parental em Disciplina Positiva.

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil no IEMP

Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!