A Olimpíada, que está na décima quinta edição, teve início na segunda-feira, dia 8 de maio. Neste ano de 2023 o evento contou com recorde de inscritos, com 30.524 equipes sendo 12 destas do Ensino Médio do IEMP! No Ensino Médio, ao todo, são 36 alunos envolvidos na iniciativa promovida por uma das maiores instituições de ensino e pesquisa do país, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Mas, afinal, o que é a Olimpíada Brasileira de História do Brasil?
A ONHB consiste em um projeto de ensino de história e divulgação científica em Ciências Humanas. Realizado anualmente, o atual formato do evento ocorre em grande parte de maneira online composto por seis fases – todas realizadas pela plataforma disponibilizada pelo evento – e por algumas tarefas. Cada etapa consiste em um bloco com perguntas e assuntos diversificados, que acabam por fomentar o senso crítico e o ímpeto investigativo dos inscritos. As etapas possuem duração de uma semana. As equipes finalistas disputam, presencialmente, no mês de agosto, no campus da UNICAMP.
Participar do evento é uma grande oportunidade de estudar e aprofundar sobre assuntos que extrapolam a sala de aula – compreendendo melhor aspectos da História do Brasil passando por temas como cultura, economia, sociedade, política e muito mais.
Os estudantes do Ensino Médio vêm se preparando para a participação há, pelo menos, dois meses.
Para o bom andamento na competição serão realizados encontros online para debate das questões e tarefas de forma remota. Na ocasião, os estudantes poderão sanar dúvidas e debater as questões comigo.
Na condição de professora orientadora, responsável pelas equipes do Ensino Médio do IEMP, me sinto muito feliz em ver o amplo interesse dos estudantes de todas as séries do segmento. Acredito que temos potencial para irmos longe na disputa e, espero eu, embarcarmos rumo a Campinas no mês de Agosto. Mas, mais do que o resultado da competição, sinto-me contente em poder proporcionar e vivenciar junto dos estudantes os aprendizados e investigações sobre História de um jeito diferente do habitual. A participação no evento é capaz de demonstrar que a disciplina de História é pode nos levar a estabelecer conexões entre tempos distintos, auxiliando na compreensão do tempo-presente e nas configurações e formatações das estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais que nos cercam nos dias de hoje. Estudar História é historicizar os objetos, as paisagens, compreendendo as ações e reações, as causas e efeitos, os processos, antagonismos e protagonismos, as (r)evoluções ao longo dos séculos, anos, meses, dias… E é, sobretudo, uma lente pela qual podemos enxergar-nos no centro destes processos todos, entendendo nosso papel como agentes de transformação e questionamento.
É isso que propõe a ONHB. É isso que proponho em minhas aulas. É por isso que estamos participando do evento e com toda a garra e esforço possível, chegamos para conquistar medalhas!
Contamos com a torcida e apoio de toda comunidade escolar! Acompanhe em nossas redes, as novidades e o desempenho dos nossos estudantes nessa competição que marcará a História do IEMP!
Professora Kelly Morato
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!