Se você é apaixonado por comidas típicas, vamos trazer um spoiler do que irá encontrar no 39° Arraial do IEMP, temos uma surpresa especial para você.
Revelaremos duas receitas incríveis que vão te transportar para a magia das festas juninas.
Prepare-se para se deliciar com sabores autênticos e encantar seus familiares e amigos? Vamos lá?
Mão na massa para prepararmos uma canjica doce incrível!
- Cozinhe a canjica em panela de pressão com água suficiente para cobrir a canjica, em torno de 2 dedos acima. Depois que levantar pressão, deixe cozinhar por 20min e verifique a textura. O tempo pode variar de acordo com cada panela e fogão.
- Depois da canjica cozida, escorra um pouco da água de cozimento e no liquidificador coloque uma parte dos grãos de canjica, juntamente com uma parte do leite e o doce de leite. Em torno de 4 a 6 conchas de grãos e 500ml de leite.
- No fogão coloque uma panela funda com o açúcar cristal e deixe o açúcar derreter e formar uma calda em ponto de caramelo.
- Assim que o açúcar derreter, jogue a mistura do liquidificador e deixe ferver até derreter todo o açúcar que cristalizou no fundo da panela. Se necessário, acrescente mais leite nesta etapa.
- Após o açúcar derreter completamente, acrescente o restante do leite e os grãos de canjica que ficaram inteiros, o leite condensado e neste momento, se desejar, acrescente canela em pau, cravo e o sal.
- Em seguida acrescente o leite em pó e mexa com um fouet para que ele dissolva completamente.
- Neste momento deixe ferver para que o leite cozinhe e a canjica engrosse e fique cremosa.
- Agora é só servir, polvilhar canela em pó para quem gosta e se deliciar.
Depois de aprender a fazer uma canjica deliciosa, é hora de se aventurar na preparação de um autêntico feijão tropeiro!
- Cozinhe o feijão em panela de pressão com água suficiente para cobrir o feijão, em torno de 2 dedos acima. Depois que levantar pressão, deixe cozinhar por 10min e verifique a textura. O tempo pode variar de acordo com cada panela e fogão. O feijão deverá estar em textura “al dente”.
- Depois do feijão cozido, escorra-o completamente e reserve.
- Corte a calabresa e bacon em cubinhos e frite-os separadamente. Não é necessário acrescentar óleo, pois estes ingredientes já possuem gordura suficiente para a fritura própria. Reserve.
- Escorra todo o óleo que se soltou da calabresa e bacon e reserve para a fritura da cebola.
- Frite os ovos, estilo ovos mexidos. Não acrescente sal e reserve-os.
- Numa panela tipo wok ou frigideira mais funda, acrescente o óleo da fritura da calabresa e bacon e frite a cebola e alho até murcharem.
- Em seguida acrescente o bacon e calabresa, na sequência o feijão. Mexa até que estejam todos os ingredientes envolvidos.
- Acrescente agora os ovos mexidos e misture com os demais ingredientes.
- Junte a couve bem picadinha, crua e deixa-a murchar no calor do feijão com demais ingredientes. Misture bem para que ela fique envolvida na mistura.
- Por último junte a farinha de mandioca e misture. Observe que ela é em uma proporção pequena, apenas para envolver os demais ingredientes. O feijão-tropeiro deve ser úmido.
- Pronto! É só servir com um belo torresmo e cheiro verde e se deliciar.
Agora que você aprendeu a fazer uma canjica deliciosa e um feijão-tropeiro autêntico, é hora de colocar em prática e desfrutar dessas delícias juninas!
Esperamos que essas receitas tenham despertado o seu apetite e despertado o seu interesse em explorar a riqueza da culinária das festas de arraial. Lembre-se de que a magia das comidas típicas vai além do sabor, é uma forma de preservar tradições e celebrar momentos especiais.
Reúna sua família e amigos, coloque a mão na massa e aproveite essa experiência gastronômica única.
Nos encontramos no dia 08/07, no 39° arraial do IEMP!
Bom apetite! Até mais! 🌽🍗🎉
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!