OBMEP Mirim – Uma competição nacional que vai além da Matemática de sala de aula

A associação IMPA é muito reconhecida e respeitada no mundo da Matemática e está localizada atualmente na cidade do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promove uma competição juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC). Esta competição é a Olimpíada Brasileira de Matemática em escolas públicas e privadas (OBMEP) Olimpíada Mirim — uma competição de nível nacional, direcionada aos estudantes dos 2º aos 5º anos do Ensino Fundamental, que está em sua 2ª edição.

Esta olimpíada é uma ação exclusivamente cultural e recreativa. A participação é absolutamente voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço e/ou direito. A premiação final é composta de medalhas de ouro, prata e bronze, além dos certificados de participação.

Os principais objetivos da olimpíada são estimular nos participantes o estudo e interesse pela matemática. Entretanto, nesta competição existe também algumas oportunidades como:

1 – Estimular à aprendizagem: A OBMEP Mirim funciona como um incentivo para que os estudantes se dediquem mais à matemática, procurando entender seus conceitos e aplicá-los em situações reais. Isso pode desencadear um amor duradouro pela disciplina.
2 – Aplicar as habilidades já adquiridas: os problemas matemáticos propostos desafiam os participantes a pensar criativamente, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas valiosas em todas as áreas da vida.
3 – Descobrir novos talentos: A OBMEP Mirim é uma plataforma para descobrir jovens talentos matemáticos, de forma nacional, que podem se destacar e seguir carreiras acadêmicas e profissionais de sucesso na área.
4 – Incluir e igualar as oportunidades: A competição é no Brasil todo e é aberta a todos os estudantes de escolas públicas e privadas, promovendo a igualdade de oportunidades.

Visando estimular tudo isto o IEMP apresentou a proposta para os estudantes e famílias como uma oportunidade de participação da competição nacional, oferecida aos estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas de todo o país.
A olimpíada é composta por 2 fases. Nestas fases os estudantes realizam uma avaliação escrita de 15 questões, todas de múltipla escolha, que envolve raciocínio lógico, resolução de problemas e operações matemáticas, de acordo com as habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A avaliação é realizada em um período de 1h30min, em datas já determinadas pelo IMPA. A primeira fase é eliminatória, sendo classificados 20% dos estudantes inscritos pela escola na 1ª fase, em ordem decrescente das notas.

A proposta foi apresentada em sala, a todos os estudantes em forma de convite, pela coordenadora do fundamental 1 Ana Carolina e pela professora de matemática dos 5º anos Janaína. O convite foi realizado a fim de envolver os estudantes e famílias realmente interessados e não aqueles inscritos de forma obrigatória. Após apresentação da proposta para os estudantes, e famílias do IEMP através de uma carta enviada nos grupos de pais, tivemos o interesse e comprometimento de aproximadamente 140 famílias.

A primeira fase, foi realizada com êxito, no dia 28 de agosto deste ano, no turno da tarde, dentro do IEMP. Os estudantes foram direcionados para salas de aulas específicas, separados em categorias: mirim 1 (estudantes dos 2º e 3º anos) e mirim 2 (estudantes dos 4º e 5º anos). Realizaram a avaliação entre 14h e 15h30.

A coordenação e equipe matemática do IEMP enxerga na OBMEP Mirim não apenas uma competição matemática, mas também uma oportunidade de transformação pessoal e social. A participação nesse evento proporciona benefícios que vão além do desempenho matemático aos nossos estudantes:

Autoestima e confiança: Os estudantes que enfrentam desafios e superam obstáculos na competição desenvolvem uma maior autoestima e confiança em suas habilidades, o que se reflete em outras áreas de suas vidas.
Companheirismo e amizades: Durante a participação na OBMEP Mirim, os estudantes têm a oportunidade de fazerem novos amigos e compartilharem experiências enriquecedoras.
Incentivo à educação continuada: A competição motiva os estudantes a continuarem estudando e aperfeiçoando suas habilidades matemáticas mesmo após o evento, contribuindo para seu desenvolvimento educacional.
Exemplo para a comunidade: Os participantes da OBMEP Mirim se tornam exemplos para suas comunidades, inspirando outros estudantes a se interessarem pela matemática e pela educação como um todo.

Desde já agradecemos o envolvimento de todas as famílias e estudantes que compareceram na 1ª fase e temos o prazer de divulgar em modo oficial a lista dos classificados:

16 estudantes, dos 80 inscritos, passam para 2ª fase OBMEP Mirim 1 (2º e 3º anos):

• Maria Clara Cunha Marotta / 3º ano (15 pontos)
• Tiago Neves Cruz / 3º ano (14 pontos)
• Maria Luiza A. Corrêa / 2º ano (14 pontos)
• Emanuel Carlos Dias Honorato / 2º ano (13 pontos)
• Bernardo Manoel Pinto da Rocha / 3º ano (12 pontos)
• João Lucas Soares Freitas de Miranda / 3º ano (12 pontos)
• Jacob Oliveira Coelho / 3º ano (12 pontos)
• Isabela Gomes Martins / 3º ano (12 pontos)
• Sofia Alves de Oliveira / 3º ano (12 pontos)
• Fernanda Oliveira Silva / 3º ano (12 pontos)
• Beatriz Silva Godinho / 3º ano (12 pontos)
• Helena Madureira Farias Leal / 3º ano (11 pontos)
• Theo de Oliveira Santos / 3º ano (11 pontos)
• Mariana Miranda Mendes / 3º ano (11 pontos)
• Lara Freire Pedro de Matos / 3º ano (11 pontos)
• Manuella Rodrigues Almeida / 2º ano (11 pontos)

12 estudantes, dos 60 inscritos, passam para 2ª fase, OBMEP Mirim 2 – 4º e 5º anos.

• Benício Augusto Perdigão da Silva / 5º ano (14 pontos)
• Leonardo Barcelos Pereira Dias / 4º ano (12 pontos)
• Gustavo Domingos de Oliveira Silva / 4º ano (12 pontos)
• Caio Gabriel Costa Gomes / 5º ano (11 pontos)
• Ana Clara Mineli Braga / 4º ano (11 pontos)
• Carolina Felbeque Gomes / 5º ano (10 pontos)
• André Henrique Constâncio de Souza / 5º ano (10 pontos)
• Ana Clara Gonçalves Rocha Sena / 5º ano (10 pontos)
• Júlia Magalhães Fernandes / 4º ano (10 pontos)
• Celine Ferreira da Silva / 4º ano (10 pontos)
• Davi Luiz Paulon de Sousa / 4º ano (10 pontos)
• Luiza Rocha Macedo / 5º ano (9 pontos)

Que venha a 2ª e última fase! Ela acontecerá no dia 13 de novembro, das 14h às 15h30, no IEMP. Após esta fase teremos o resultado e premiação, cedida pelo IMPA com certificados de participação e medalhas de ouro, prata e bronze para condecorar os estudantes com melhor desempenho na OBMEP Mirim 2023.

A OBMEP Mirim é muito mais do que uma competição matemática. Ela é uma oportunidade de crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades e inspiração para estudantes de todo o Brasil. Ao compartilhar essa experiência, você estudante está contribuindo para a construção de um futuro mais brilhante e promissor para nossa nação.

Não hesite em divulgar sua história de participação a fim de encorajar mais estudantes a se dedicarem à matemática e se inscreverem nesta competição no ano que vem. Vamos fortalecer a educação em nosso país e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais qualificada e equitativa. Inspire os outros! Juntos, podemos criar uma comunidade de amantes da matemática e transformar vidas através do conhecimento. Participar já é motivo de orgulho, então estudante conte e contagie com sua história! Compartilhe essa ideia!

Janaína Rodrigues Milhorato Silva
Professora do Ensino fundamental, 5º ano, especialista em Matemática