Você deve fazer o que te deixa mais feliz, tranquilo e em paz.
Estudar não te prejudica desde que não extrapole.
O que é inadequado é o exagero, passar a noite em cima dos livros, dos exercícios, das apostilas ou em frente as telas.
Para a reta final vale muito a pena descansar, meditar, namorar, relaxar, ouvir música, malhar, curtir as amizades, a família.
Outro ponto para se observar é a importância que damos em relação às influências negativas das pessoas que estão em nossa volta. Não podemos permitir que as amizades tóxicas ou que comentários maldosos, irônicos, sem nexo, nos tirem do eixo.
Faz parte da aprendizagem e desenvolvimento diário da vida lidar com isso e aos poucos vamos nos blindando dessas coisas!
Tenha em mente que ser comedido é a melhor escolha. Assim, você consegue dar conta do que se propôs e evita a frustração.
Na hora do exame, pintou a ansiedade, desespero, vontade de chorar, o branco…
Para e respira.
Respira fundo pelo nariz e solta pela boca. Faça isso umas três vezes de olhos fechados.
Beba água bem devagar. Estique os braços, gire o pescoço e pode até pedir para ir ao banheiro. Lave as mãos, passe água no rosto e na nuca. Volte para a sala e recomece.
Lembre-se que tem um propósito, um sonho e retome o foco.
Vale a pena pular questões ou chutar?
O exame mede também a coerência pedagógica dos acertos. Esse é um dos objetivos da TRI (teoria de resposta ao item). Portanto, se não sabe ou agarrou, marque a questão e passe para frente para não perder tempo e ao final volte nela.
Não deixe questão em branco.
No último caso, chute.
Porém, leia com atenção e estabeleça relações entre o enunciado, os distratores, o texto de apoio, imagem, infográfico etc. Assim você pode chegar a uma possível resposta correta de forma consciente e inteligente.
Por onde começo?
Depois de tanto treino e simulados, você já sabe por onde se sente mais confortável em começar. Isso é muito pessoal. Depende da habilidade e dos pontos fortes e frágeis de cada um.
Estabeleça as suas prioridades no dia da prova. Pense na sua lógica e acredite em você.
O ENEM é a única forma de ingresso em qualquer universidade pública do país. Para concluir essa etapa e vencer esse desafio, além dos anos e anos de preparação durante a vida escolar, uma semana abençoada e tranquila é sensacional!
Invista na organização de uma rotina bem prazerosa e NO STRESS!
Vivianne Amarante
Coordenadora do Ensino Médio
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!