A trajetória para se tornar fluente em inglês não se limita ao ambiente escolar; pelo contrário, a participação ativa da família fora desses limites é um componente crucial para o contínuo aprimoramento das habilidades linguísticas das crianças.
Em casa, a criação de um ambiente bilíngue é uma prática valiosa. Incorporar o inglês em atividades cotidianas, como refeições e conversas familiares, não apenas consolida o aprendizado formal, mas também demonstra que a língua é uma ferramenta prática e relevante para a comunicação diária.
Recursos bilíngues, como livros, filmes e jogos, desempenham um papel essencial nesse processo. Explorar essas opções em conjunto não só fortalece o vocabulário, mas também introduz nuances culturais, tornando o aprendizado uma experiência compartilhada e divertida.
Incentivar a participação em atividades extracurriculares que promovem o uso do inglês, como clubes de leitura, grupos de estudo ou eventos culturais, é uma estratégia eficaz. Essas experiências não apenas reforçam as habilidades linguísticas, mas também capacitam as crianças a aplicarem o inglês em situações do mundo real.
Para uma imersão ainda mais profunda, a família pode considerar viagens ou intercâmbios. Essas experiências não apenas consolidam o aprendizado, mas também proporcionam uma compreensão mais rica e autêntica da língua e cultura.
Os membros da família, ao servirem como modelos, desempenham um papel fundamental. Utilizar o inglês em situações diárias e expressar o valor da língua por meio de práticas regulares reforça a ideia de que o inglês não é apenas uma disciplina escolar, mas uma habilidade valiosa na vida cotidiana.
Assumir um papel ativo fora dos limites escolares não apenas complementa, mas também fortalece o comprometimento da criança com o inglês. Esta parceria entre a escola e a família não apenas facilita o aprendizado contínuo, mas também estabelece uma base sólida para a utilização fluente e natural do inglês em diversos aspectos da vida.
Gabriel Moura
Coordenador da Formação Bilingue
Graduado em Letras/Língua Inglesa