Você sabia que a literatura desempenha uma importante função no processo de alfabetização e aprendizado na vida da criança?
Neste magnifico universo, somos capazes de nos transportar para terras distantes, nos transformar em heróis, viver aventuras de nos tirar o folego e isso tudo sem saímos do lugar.
A leitura transforma vidas, trazendo diversos impactos positivos educacionais e culturais, promove o estimulo constante do raciocínio, aprimora a capacidade interpretativa, e além de desenvolver a criatividade, imaginação, comunicação, e o senso crítico amplia a habilidade na escrita.
No processo de alfabetização, o hábito de ler para a criança e incentivá-la a ter contato frequente com o mundo literário, torna o processo de aprendizagem mais leve e proveitoso, pois é através desse incentivo, que o imaginário vai sendo trabalhado e com isso, novas portas vão se abrindo, sendo que neste momento que temos que incentivar mais e mais o hábito da leitura.
É na fase da infância que a magia se encontra presente em todos os momentos da vida da criança, quando ela imagina coisas, inventa brincadeiras, cria histórias e brinca de faz-de-conta. Os contos infantis têm grande influência nesse comportamento e aguçam ainda mais o imaginário delas.
Nas séries iniciais, o impacto da leitura na vivência do aluno faz despertar o costume de conhecer o mundo ao seu redor, através de livros que podem auxiliar para um extenso crescimento em sua formação. De uma forma que essa prática seja algo aplicado no dia a dia e não só na sala e aula, para se tornar uma atividade recreativa e não apenas informativa e obrigatória.
A participação da família nesse processo é extremamente importante, pois será do incentivo e exemplo que a criança tomará este ato de leitura como algo realmente proveitoso e essencial para a sua construção quanto ser humano. É através deste momento compartilhado, que levará a criança a reflexão do que está aprendendo com o que já foi visto anteriormente, esse processo configura uma relação de armazenamento de informações que aciona o aprendizado, assim vemos a evolução do sujeito.