No IEMP, buscamos proporcionar experiencias e vivências significativas para trabalhar
temáticas importantes. Nesse ano de 2022, o tema da páscoa foi desenvolvido de forma
diferente. As crianças da Educação Infantil tiveram sua primeira experiência no espaço
Maker, onde nasceu Nina, nossa coelha, que é um brinquedo de montar e desmontar.
Esse nome foi escolhido pelas crianças em uma votação em sala.
Nosso propósito é valorizar o brincar que caracteriza o cotidiano da infância, trazendo
muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
Na escola, temos a concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta
hipóteses, faz julgamentos e assimila valores. Elas tiveram um bate papo com Matheus,
professor do espaço Maker que explicou todo o processo de transformação da madeira
que já foi uma árvore e passou por uma modificação. Segundo Matheus: “Foi possível
perceber o entusiasmo das crianças com o novo espaço e com as ferramentas
disponíveis, de modo especial a cortadora a laser.”
Com essa atividade, as crianças puderam desenvolver habilidades importantes como:
✓ Movimentos de pressão e encaixe no manuseio das peças;
✓ Desenvolvimento de habilidades manuais, adquirindo controle para pintar,
entre outros.
✓ Exploração do material: cor, textura, superfície, planos, formas e volumes.
✓ Expressar se livremente por meio da pintura;
A seguir elencamos alguns objetivos de aprendizagem retirados do documento
normativo do MEC, BNCC – Base Nacional Comum Curricular, para a Educação Infantil.
Objetivos de aprendizagem de acordo com a BNCC
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas
possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus
interesses e necessidades em situações diversas.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa
de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar
objetos tridimensionais.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura
e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Pollyana Fernandes
Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.