O IEMP Unidade Jaraguá irá sediar o evento gratuito Workshop Introdução Alimentar com Afeto: Parentalidade e Nutrição Infantil. Para conhecer um pouco mais sobre o tema, a Fonoaudióloga Jackeline Lyra, especialista convidada para o evento, preparou um conteúdo especial para você.
Saiba mais sobre o evento, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-introducao-alimentar-com-afeto-parentalidade-e-nutricao-infantil/1901934
A introdução alimentar é um dos primeiros passos para estimular o desenvolvimento e crescimento do bebê, por auxiliar no desenvolver da boca do bebê e a maturação do estômago e intestino. Para a criança se alimentar, ela depende de um bom desenvolvimento motor e físico e habilidades orais e sensoriais, e neste processo, há o envolvimento da motivação, o contexto familiar e emoções, os quais norteiam as escolhas e métodos juntos a prontidão da criança.
Esses sinais de prontidão, são os marcos de maturidade do bebê, os que determinam o momento do início da IA, que na maioria das vezes é iniciada aos 6 meses de vida, considerando também a maturidade cronológica. Essas habilidades são: controle total do pescoço; sentar com o mínimo de apoio; ter reduzido o reflexo de protrusão de língua; segurar objetos na mão; ter interesse pela refeição da família para querer pegar os alimentos e levá-los à boca, assim como levar objetos à boca e mostrar capacidade para realizar outros movimentos orais.
Na introdução alimentar a criança pode apresentar reflexos de Gag, parecido com uma náusea, devido à diferença de texturas e consistências, uma vez que até o momento o bebê só recebia líquido; a maioria das vezes esses reflexos diminuem com a adaptação aos novos alimentos.
Jackeline Lyra
Fonoaudióloga
Conheça mais do trabalho da fonoaudióloga Jackeline Lyra,
em sua página no Instagram @fonojackelinealtafimlyra
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!