Os Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) acontecem desde 2017. Trata-se de uma competição esportiva destinada a estudantes, de 12 a 17 anos, da rede regular de ensino de BH, incluindo escolas públicas, particulares e entidades paradesportivas.
Este ano serão mais de 17 modalidades esportivas e 14 paradesportivas, com 99 instituições inscritas. Os JEBH são uma seletiva para a etapa estadual (JEMG).
O IEMP participará no:
Módulo I (12 a 14 anos), vôlei masculino.
Módulo II (15 a 17 anos) Vôlei e futsal masculino.
A participação em eventos esportivos sempre será uma oportunidade única para os alunos desenvolverem suas habilidades físicas, mentais e emocionais.
A primeira participação do IEMP nos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) será um momento marcante na vida dos estudantes, professores e da comunidade escolar como um todo.
Será uma chance de mostrar que a escola se importa com o bem-estar dos estudantes, incentiva e promove a prática esportiva como um meio para o desenvolvimento integral dos alunos.
Além do aspecto esportivo, a participação nos JEBH também tem um forte impacto na educação dos alunos.
Ao participar desses eventos, os estudantes aprendem sobre trabalho em equipe, respeito às regras e adversários, superação de desafios e, acima de tudo, sobre a importância do esforço e dedicação para alcançar os objetivos.
Essas lições são valiosas tanto dentro quanto fora de quadra. Elas ajudam os alunos a se tornarem cidadãos mais responsáveis, comprometidos e empáticos, que saberão lidar com os desafios da vida de forma mais efetiva.
Os jogos esportivos trazem diversos benefícios para os estudantes-atletas, tais como:
1. Desenvolvimento físico (melhora a coordenação motora, resistência, força e flexibilidade).
2. Desenvolvimento social (interação social, trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais importantes para a vida – como empatia, respeito, solidariedade, cooperação e liderança).
3. Melhoria da saúde mental (a prática esportiva ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e depressão, além de aumentar a autoestima e autoconfiança).
4. Desenvolvimento cognitivo (estimulando a capacidade de concentração, memória, tomada de decisão e a resolução de problemas).
Como esta será nossa primeira participação nos JEBH, estamos animados para conhecer a competição! Nosso 1° objetivo é a participação, proporcionando assim uma experiência nova aos alunos.
Dessa forma, poderemos planejar a cada ano a nossa participação e poderemos começar a treinar regularmente as equipes. Assim, poderemos representar o IEMP em vários jogos escolares, sejam eles municipais, metropolitanos, quem sabe estaduais e por que não sonharmos com o nacional? Tudo dependerá de treinos, dedicação, incentivo e muita determinação.
A ansiedade e o nervosismo são sentimentos que impactam até mesmo aqueles que não irão jogar, pois há vários querendo ir assistir, torcer pelos colegas, dar aquele apoio. Porém, as escolas sediantes não liberaram a entrada de torcida.
Os estudantes-atletas representantes do IEMP estão super empolgados e motivados. É lindo e emocionante ver o brilho no olhar de cada um deles e o desejo de entrar em quadra.
O ganhar e perder faz parte do jogo. Nesse primeiro momento, quero apenas que eles se divirtam, curtam cada momento, criem memórias e deem o melhor de si.
Vamos pra cima, IEMP! 🚀
Andreza Nogueira (Professora de Educação Física)
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!