O ano de 2022 foi marcado pelo retorno das aulas presenciais, mas também pela implantação dos itinerários formativos, um recente conjunto de atividades educativas previsto no novo Ensino Médio. Um ano desafiante, mas repleto de novidades e desenvolvimento de práticas que favorecem o engajamento e protagonismo dos estudantes através, por exemplo, do itinerário “Mídias Digitais e Cultural Maker”.
Em busca da valorização de cada etapa do processo – permitindo que o estudante não tenha medo de errar, refazer e recriar – o itinerário permite o desenvolvimento da experimentação, da aprendizagem criativa e da prática do conhecimento adquirido no decorrer das disciplinas já existentes e implementadas.
Uma das propostas desenvolvidas nos últimos meses foi a elaboração de uma roda gigante. Reunidos em grupos e orientados sobre os requisitos para elaboração da proposta, os estudantes foram motivados à confecção do objeto utilizando palitos de picolé, sem limitações para utilizar as ferramentas disponíveis no Espaço Maker. Durante o processo, foi observado o planejamento, organização, engajamento e desenvolvimento da proposta. Além disso, buscou-se desenvolver as habilidades de cálculo, trabalho em equipe e gestão de tempo.
No final do processo, cada estudante preencheu um formulário virtual avaliando o processo criativo de maneira individual e em grupo. Através de uma roda de conversa, os dados foram visualizados e discutidos, detectando as fragilidades e potencialidades da proposta. Puderam ainda, visualizar uma roda gigante desenvolvida no mesmo espaço, mas utilizando outros materiais e tecnologias disponíveis, expondo as possibilidades que o Maker oferece.
Aos poucos novas oportunidades surgem e novas propostas são elaboradas e aprimoradas, possibilitando o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Professor Matheus Nascimento Pereira
Licenciado e Bacharel em Geografia
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!