Projeto de vida: O que há de novo neste componente curricular?
Precisamos aproveitar a oportunidade para falar de umas das mudanças mais importantes da educação das últimas décadas. Em tempo “líquidos” precisamos formar “sujeitos” capazes para este tempo. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – apresenta o Projeto de Vida na Escola como um eixo pedagógico essencial para trabalhar o socioemocional e as competências do Século XXI, garantindo a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.
O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber o que está por vir. Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive.
Então o Projeto de Vida (PV) pretende em sua essência proporcionar uma ponte a duas perguntas de suma importância para nossos estudantes: “O que sou?” e “O pretendo ser?”
Tudo isso acontece através de um processo estruturado, avaliado e reavaliado, somando propostas de autoconhecimento, planejamento e práticas, impelindo ao nosso estudante a uma busca criativa de si, sua identidade e respeitando o seu desenvolvimento e os dos colegas.
Acreditamos que, nunca foi tão importante identificarmos e falarmos de nossos sentimentos e desenvolver nossas ferramentas e habilidades mentais. Conhecendo a nós mesmos, saberemos como projetar o nosso futuro e planejar um processo adequado para a vida.
O foco está no processo – a oportunidade de ampliar o nosso de repertório, refletir sobre si e planejar – e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante pois considera: precisamos reconhecer que a constante é a mudança para o mundo contemporâneo e que há uma diversidade de habilidades a serem despertadas, desenvolvidas e potencializadas em cada indivíduo.
Se recorrermos novamente a BNCC veremos que o PV tem um objetivo bem definido: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”
Sem contar com a sintonia com a UNESCO :
Pilares da UNESCO | Objetivo |
Aprender a ser | compreender-se, aceitar-se e buscar bem-estar |
Aprender a conhecer | aprender a aprender (metacognição) |
Aprender a fazer | enfrentar desafios e trabalhar em equipe, gerenciando conflitos |
Aprender a conviver | perceber a interdependência das relações sociais |
Precisamos apostar e assumir a importância de cada pilar que sustenta os caminhos de nossa história nos propondo a mudança e ao novo.
Venha conhecer e partilhar um pouco mais sobre o seu projeto de vida no IEMP.
Professor Marcos Paulo Bueno – Graduado em Jornalismo, Pedagogia, Mestre em Ciências da Religião e Professor de Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida do IEMP.