Qual a relação da consciência fonológica com a leitura e escrita?

Consciência fonológica é um tema muito importante por vários motivos. Você sabe o que isso significa? Sabia que se a criança não tiver um bom desempenho nesse aspecto, ela terá dificuldades para se alfabetizar? Por isso é muito válido que todos fiquem por dentro.

Mas a final, o que é a Consciência Fonológica?

A consciência fonológica é uma capacidade metalinguística, que se refere à consciência de que a linguagem falada pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras. Antes que as crianças possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, devem entender que aqueles sons se associam às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Para aqueles que já sabem ler e escrever, esta compreensão parece básica, quase automática.
O desenvolvimento da consciência fonológica não é igual em todas as crianças, isto porque cada criança é única e com um desenvolvimento próprio. No entanto, de forma geral, entre os 3 – 4 anos, as crianças começam a produzir as rimas de forma lúdica, podendo criar deturpações voluntárias e criar novas palavras. A marca dos três anos de idade representa um ponto importante no desenvolvimento da linguagem. É até esta idade que as crianças desenvolvem a capacidade de discriminação auditiva, ou seja, é a capacidade de distinguir os diferentes sons do ambiente e da fala. É a partir dessa idade que as crianças começam a ser capazes de fazer jogos de rimas, de produzir palavras novas ou inventadas, de dividir e de juntar sílabas. As crianças começam então a aceder à capacidade de consciência fonológica ou consciência dos sons da fala.

As etapas de aquisição da consciência fonológica dependem das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo da criança, e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita.

 Então, quais são os níveis da consciência fonológica? Veja:

– Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
– Noção de rimas (capacidade de identificar rimas);
– Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
– Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);

– Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).

O desenvolvimento da consciência fonológica processa-se praticamente desde que a criança nasce e depende de alguns fatores:

• Desenvolvimento cognitivo, auditivo e intelectual da criança;
• Exposição a experiências linguísticas;
• Aprendizagem da leitura e escrita.

Para cada faixa etária existem algumas estratégias de brincadeiras que ajudam as crianças entenderem a composição sonora das palavras e também aprenderem a falar cada um desses sons corretamente.

“A linguagem é compreendida pela criança quando ela é capaz de integrar as palavras e frases num contexto de “significados”. No desenvolvimento das habilidades de comunicação, é importante o uso das linguagens informativa e criativa, pois é dessa forma que a criança poderá alcançar a consciência linguística.” Vygotsky.

Escrito por Ana Carolina Rezende
Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental anos iniciais