O assunto do momento é o ChatGPT, na definição da própria plataforma o ChatGPT é “uma tecnologia de processamento de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI (organização de investigação em inteligência artificial). Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto na internet e consegue gerar respostas e continuar conversas com base em perguntas ou prompts (frase ou uma pergunta usada como ponto de partida para a geração de texto ou resposta por um modelo de processamento de linguagem) fornecidos pelos usuários”.
O IEMP, sempre atento as novas tecnologias, estuda a ferramenta e seus impactos na educação. Acreditamos que o ChatGPT será um assistente virtual capaz de responder perguntas fornecendo informações sobre assuntos acadêmicos. Essa dinâmica favorecerá a alunos e professores na gestão do tempo e esforço empregado, principalmente para as pesquisas. A interatividade do ChatGPT também favorecerá o aprendizado pelos aspectos interativos provenientes das investigações dos assuntos junto a ferramenta. Mas desenvolver habilidades para construção de conhecimento vai muito além de responder perguntas. O ChatGPT não veio para retirar aspectos importantes da relação ensino-aprendizagem, mas sim para potencializar a qualidade da oferta do conteúdo, afinal, o ChatGPT consegue responder as mais variadas perguntas com múltiplos exemplos.
O ensino-aprendizagem é uma atividade muito mais complexa, que vai além do simplório fornecimento de informações. No IEMP o aluno é acolhido em sua plenitude e a nossa metodologia também se baseia na orientação, feedback personalizado, motivação e uma ampla gama de outros serviços que vão além da simples capacidade de responder perguntas. A escola promove uma combinação de leitura, estudo independente, discussões em sala de aula e atividades práticas, como projetos, relatórios e exames, sendo a base sólida do conhecimento desenvolvido ao longo do tempo por meio das várias contextualizações sociais.
E você, já utiliza o ChatGPT no seu dia-a-dia?
Bruno Lyra (diretor administrativo financeiro no IEMP) com assistência do ChatGPT.
Siga o @manoelpinheiroiemp e fique por dentro das novidades!
Leia também sobre como potencializar sua inteligência e desempenho!